skip to Main Content
Quem cossô

Sou filha de Alice e Bento. A caçula de 11 irmãos. Mineira de Pará de Minas. Sou palhaça. Sempre fui. Sou atriz e humorista, autora de Concessa. Meu trabalho é ancorado na pesquisa oral, na linguagem popular e sempre atento ao mundo atual. Ganhei os prêmios Multishow do Bom Humor Brasileiro, em 1997, e Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza, recebendo o troféu Personalidade do Ano, em 2019.

Concessa dá vida aos espetáculos “Tecendo Prosa”, que está na estrada há mais de 25 anos, “Pendura e Cai”, desde 2005 e “Defeito Estufa”, que completou a trilogia em 2015. A Concessa extrapolou o teatro e tem uma casa de verdade… A Casa de Concessa, às margens da BR 040, KM 49, em Paracatu-MG.

Criadora do canal Tecendo Prosa, no Youtube, e do PodCast Tecendo Prosa, eu também participei do TedX Patos de Minas com “Ofício da Alegria” e da campanha do YOUTUBE BRASIL sobre inclusão, diversidade e equidade, promovido pelo GOOGLE em 2021. E, em junho de 2022, Concessa estreou o programa “Pitada de Prosa” na TV Integração, afiliada Globo em Minas.

Para me contratar, entre em contato. Alô, Jandira!

O ofício
da alegria

Como é que se faz para viver do riso? Cida Mendes, a autora, se (con)funde com a personagem, Concessa, e brinda a todos com uma história que emociona e inspira, tanto na ficção quanto na realidade.

Cida Mendes é Concessa…
mais de 20 anos tecendo prosa

Montei, com Consuelo Ulhoa, um restaurante com programação cultural em 1994 na minha cidade natal e nesse ambiente criei a personagem “Concessa”Em 1997, ganhei o Prêmio Multishow do Bom Humor Brasileiro com a personagem e entrei pra Rede Globo na Turma do Didi. Em seguida, fui pra Rede Record fazer parte do elenco da Escolinha do Barulho.

Em 1998, montamos o primeiro solo “Concessa Tecendo Prosa”, que até hoje circula pelo Brasil

Criamos mais dois solos… “Pendura e Cai” em 2005 e “Defeito Estufa” em 2015. Os três espetáculos foram dirigidos por Iolene de Stéfano e produzidos por Consuelo Ulhoa.

Em 2011, criamos a “Casa de Concessa” retomando a atividade gastronômica aliada à personagem que já estava conhecida nos palcos e na TV.

A personagem extrapolou o teatro e passou a fazer palestras nas áreas de educação, saúde e empreendedorismo, com seu dialeto mineiro, sua capacidade de falar sobre os mais diversos assuntos e para todos os tipos de público e classes sociais.

Em 2012, Concessa entrou para as redes sociais. A princípio para divulgar sua agenda de teatro e a “Casa de Concessa”. Com o passar do tempo e com a dimensão que as redes sociais foram ganhando, Cida Mendes apostou no conteúdo da personagem e começou a desenvolver vídeos para o seu canal “Tecendo Prosa” no Youtube que hoje conta com mais de 330 mil inscritos. A página “Casa de Concessa” no Facebook tem mais de 1 MILHÃO de seguidores e no Instagram, 200 mil seguidores.

Em 2019, atriz e personagem dividiram e mesmo palco e contaram suas histórias no TedX Patos de Minas intitulado “O ofício da Alegria”. A busca por um lugar no mundo, onde podemos exercer um ofício através do talento… Cida Mendes  conta sua busca passando pelo fracasso na escola e passando por experiências que, somadas, construiram a personagem Concessa. Esta inspiradora história está contada e registrada no Ted Talk – uma plataforma mundial criada para compartilhar ideias e inspirar pessoas.

Ao final de 2019, Cida Mendes ganhou o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza. A causa ambiental do espetáculo “Defeito Estufa” deu à Cida Mendes o troféu Personalidade do Ano.

Em 2020, diante dos novos desafios, criou um estúdio na Casa de Concessa para estudo e gravação de conteúdos originais, LIVES e videochamadas para empresas e profissionais, além de dar vida à comunidade das Jandiras no programa de MEMBROS  do YouTube.

Em 2021, recebeu o convite do GOOGLE para participar de um projeto sobre diversidade com a repercussão do seu canal Tecendo Prosa, que foi selecionado entre os 16 canais em ascensão do Youtube. E lançou o podcast Tecendo Prosa – o podcast da Concessa e suas Jandiras. E, em junho de 2022, Concessa estreou o programa “Pitada de Prosa” na TV Integração, afiliada Globo em Minas.

Desde a pandemia, o trabalho da Concessa no digital ganhou corpo e vem se destacando com sua capacidade de se comunicar com a audiência de forma clara, engraçada e afetiva.

Programa Pitada de Prosa na TV Integração, afiliada Globo em Minas.

O tema central é uma mistura de culinária afetiva, com ingredientes simples e regionais, aliada ao jeitinho mineiro de ser. Assim é Pitada de Prosa, um programa leve e descontraído, onde a mineirinha mais querida do Brasil nos convida a entrar e prosear enquanto prepara um “cumezinho” delicioso no fogão a lenha!

Para os mais velhos, o programa é uma oportunidade para resgatar as mais doces lembranças, para os mais novos, a chance de conhecer uma forma de viver com mais alegria e bem-estar! Tudo com aquele jeitinho bem-humorado que só a Concessa tem!

O programa é uma parceria entre CMK Play, a atriz Cida Mendes, que dá vida à personagem Concessa, e a TV Integração, afiliada Globo em Minas. O tema central é uma mistura de culinária afetiva, com ingredientes simples e regionais, aliada ao jeitinho mineiro de ser.